Nossa História

A Sociedade Cultural Ítalo-Brasileira de Santo André foi fundada em 1900 com o objetivo de fomentar o idioma e a cultura italianos. E permanece até os dias de hoje uma referência nos projetos sociais e culturais da cidade. Chamada carinhosamente de Ítalo, sua atuação sempre foi muito relevante na história da cidade de Santo André, quando o município começou a receber os primeiros imigrantes italianos no final do séc. XIX. Um bom exemplo da atuação da entidade é a ACISA - Associação Comercial da cidade teve sua origem nos comerciantes da colônia italiana, representados pela Sociedade de Cultura Ítalo-Brasileira de Santo André. Sempre muito ligada às suas origens, a Ítalo participou em 1997, do acordo de Gemellaggio (termo derivado de gêmeos), o que transformou Santo André em cidade-irmã de Sesto San Giovanni, uma cidade da Lombardia. Hoje, essas duas cidades, que têm várias características em comum, trocam suas experiências de forma mútua e construtiva. A cada dia a Sociedade Cultural Ítalo-Brasileira de Santo André se faz mais atuante, atenta às oportunidades e promovendo eventos voltados às mais diversas áreas da cultura, como música, artes, culinária, literatura e palestras. Conheça mais de perto tudo o que a Sociedade Cultural Ítalo-Brasileira de Santo André pode oferecer em termos de infraestrutura e de atividades culturais e sociais.

Objetivos

Um dos principais objetivos da Sociedade Cultural Ítalo-Brasileira de Santo André é preservar na memória dos cidadãos a importância da colônia italiana para o desenvolvimento da região, apontando os grandes desafios e as dificuldades que os imigrantes enfrentaram quando aqui chegaram. Pretende, ainda, acolher todos os descendentes de italianos e andreenses, que, após mais de 100 anos, buscam, como seus antepassados, gerar prosperidade e promover atividades sociais e culturais das mais diversas.

Associados

Os associados atuam em praticamente todos os setores da economia e trabalham com dedicação para que se mantenham vivos os sonhos de seus antepassados, concretizando tudo aquilo com que eles sonhavam quando aqui chegaram e fundaram a Sociedade Cultural Ítalo-Brasileira de Santo André.

Fortes laços

Por que manter esses laços? Porque sem eles somos incompletos, perderemos nossa essência e ficaremos pasteurizados. Quase nórdicos, mas sem algumas de suas qualidades. Somos falantes e de gestos exagerados. Somos emotivos e trabalhadores. Somos gratos a nossos ancestrais e à nossa cidade. Sempre avanti!